sexta-feira, 3 de julho de 2009

Inclusão na Escola de Educação Básica Visconde de Mauá

Durante muitos anos,educadores de todo o país lutaram para que a escola incluísse crianças e jovens com deficiência.Há dez anos,quase 90% dos matriculados freqüentavam instituições ou classes especiais.Hoje,são apenas 53% nessa situação ou seja,quase metade está em salas regulares.A batalha continua,mas agora acompanhada de outra tão importante quanto:garantir a aprendizagem.Não basta acolher e promover a interação social.É preciso ensinar-aliás,como a própria legislação preve desde 1988,quando a Constituição foi aprovada.


"A nossa Constituição garante desde 1988 o acesso de todos ao Ensino Fundamental,sendo q alunos com necessidades especiais devem receber atendimento especializado preferencialmente na escola,que não substitui o ensino regular.''(Cavalcante,Meire.pg:24)

No entanto,a lei nº7.853/89 apoio as pessoas com deficiência:inclusão no sistema educacional de educação especial que abranja a educação precoce,pré escolar,1º e 2º graus,supletivo,habilitação e profissional-com currículos,etapas e exigências de diplomação próprias.Sendo assim,a lei nº 8069/90 Estatuto da criança e do adolescente:
*igualdade de condições no acesso e na permanência escolar.
*atendimento educacional preferencialmente na rede regular de ensino.De acordo,com a lei nº 9394/96 Leis De Diretrizes e Bases Nacionais:Título III-atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais.
Cap IV- Ed. especial é a modalidade oferecida,preferencialmente,na rede regular de ensino para pessoas com necessidades especiais e deve haver,quando necessário,serviços de apoio especializado na escola regular.
Então,a lei nº 10.048 e 10.098 de 2000-acessibilidade,onde todos tem direito de exercer a cidadania.O decreto nº 5.296 de 02/12/04-acessibilidade:entre outras questões,estabelece prazos para a acessibilidade em edificações públicas e coletivas até 2009.
O movimento mundial pela inclusão,como uma ação política,cultural,social e pedagógica,desencadeou a defesa do direito de todos os alunos pertencerem a uma mesma escola,de aprenderem juntos sem qualquer tipo de discriminação.
A educação inclusiva promove a igualdade e valorização as diferenças na organização de um currículo que favoreça a aprendizagem de todos os alunos.
Sendo assim,citaremos o desempenho da E.E.B. Visconde de Mauá situado no bairro Oficinas-Tubarão,que desde 1997 promove a inclusão com qualidade.Atualmente dispõe de alunos especiais,e conta com o apoio do SAED/DM (Serviço de Atendimento Educacional Especializado) Pois é uma atividade de caráter pedagógico,prestada por um profissional da educação especial.
Contamos também,com professores especializados para trabalhar juntamente com o professor regente,no qual as atividades são adaptadas com intuíto de garantir o aprendizado dos conteúdos.Sabemos,que não há um manual de instrução para a escola ser inclusiva,mas todos que fazem parte do cotidiano escolar.
Concluimos,que para nós a inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim,ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós.A inclusão é importante,pois possibilita aos que são discriminados pela dificiência,pela classe social,por direito,ocupem o seu espaço na sociedade.Com essa experiência podemos perceber o desenvolvimento de nossos alunos,devido ao conviveo com outras crianças,a interação e respeito uns com os outros.






3 comentários:

  1. Excelente o trabalho que vcs meninas, abençoadas fazem, com estas crianças.

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  2. Um pensamento que tenho...

    Deus, mandou pra terra, algumas criaturas, pra que sua Glória seja plena, pois somos a imagem e semelhança Dele. Porém, também, mandou anjos e anjas como vocês, para cuidarem da criação Dele...

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  3. Parabéns! Vocês estão fazendo um ótimo trabalho. Denise (SOE)

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